Profissão: Mãe


.. Posted by Hello

Helena foi renovar a sua carta de condução.
Pediram-lhe para informar qual era a sua Profissão.
Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
- O que eu pergunto é se tem um trabalho, - insistiu o funcionário.
- Claro que tenho um trabalho, - exclamou Helena.
- Sou mãe.
- Nós não consideramos 'Mãe' um trabalho. Vou colocar 'dona de casa', disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até ao dia em que me encontrei em situação idêntica...
A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

- Qual é a sua ocupação? - perguntou.

Não sei o que me fez dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:

- Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas. A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem... Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
- Posso perguntar, - disse-me ela com novo interesse, - o que faz exactamente?

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:

- Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipa (a minha família) e já recebi dois projectos (menino e menina). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???), o grau de exigência é ao nível das 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e pessoalmente foi abrir-me a porta. Quando cheguei a casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipa: - um com 10 anos, outra com 8.

Senti-me triunfante. Maternidade... que carreira gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sénior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
As bisavós: "Doutora- Executiva- Sénior".
E as tias: "Doutora - Assistente".

"Somos do tamanho dos nossos sonhos."

(por email)


Não foste renovar a carta, nem sequer sabias ler ou escrever. Porém instrução e educação não são sinónimos, por isso, foste competentíssima Doutora em Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas.

Obrigado, Doutora!

Dizia o email que « Mande isto às mães, avós, bisavós e tias que conheça. Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras. Doutoras na Arte de fazer a vida melhor!!».

Infelizmente, não o receberás... mas, projecto de ti, estou aqui, em nome da tua equipa a lembrar-te.

Obrigado, Mãe!
Etiquetas: | edit post
1 Response
  1. Esta está excelente, adorei.