Esquecimentos...


Vem esta imagem um pouco a propósito do comentário à Lição de Latim da Kitanda publicado por Loopings.

Remete-me para 22 anos atrás em S. Salvador do Congo (Mbanza Congo). Frequentava a secção local do Liceu Salvador Correia de Sá no 1º. ano do CG dos Liceus (antigo 3º. ano).

O meu pai era, na época, o Chefe da Esquadra local da PSP.

Provenho de família rural do interior norte do país, habituados a poupanças e sacrifícios. No entanto, para a disciplina de desenho foi-me comprado o estilete da foto, um «Ferrari» da matéria se assim se pode dizer...

Foi adquirido em Luanda juntamente com outro «ferrari» igual para um colega de turma - o Joaquim Teixeira. Na turma apenas os dois possuíamos este material.

O que é interessante na história é que, quer o meu pai, quer o pai do Quim utilizavam, ao serviço da Esquadra o nosso material de desenho.

Um dia, o meu «Ferrari» surpreendentemente desapareceu... Vasculhei a casa toda e do estilete, nem sinal!! Fiquei a aguardar que a minha memória me auxiliasse a descobrir o seu paradeiro...

O tempo passava e nada!!

Um dia o meu pai precisou na Esquadra do estilete... Dou-lhe uma tanga e vou a casa do Quim, apressadamente, pedir emprestado o dele para dar ao meu pai...

O tempo foi decorrendo e do estilete nem rasto...
Provavelmente o único estilete da cidade passava da minha mão para a do Quim, dependendo das nossas necessidades e das dos nossos pais.

Até que um dia aconteceu o inevitável... O pai do Quim e o meu precisaram simultaneamente de estiletes...

Bom... estava em casa quando o Land-Rover da Polícia estacionou á porta de casa com o guarda, de Vinhais, que não recordo já o nome, me pediu que o acompanhasse.

Calculam, por certo, o que me aconteceu... Chamado á Esquadra em «carro fardado» pelo próprio pai para dar conta do estilete desaparecido!!!

Fiquei com a humilhação... e a recordação, para todo o sempre, que não adianta tapar o sol com a peneira.

E o estilete??

Provavelmente um mês depois, um dos colegas com quem habitualmente estudava em grupo, um colega africano, fantástico companheiro de nome Simba, apareceu-me á frente, com um objecto esguio...a agradecer-me o empréstimo que lhe tinha feito...
Era o meu «Ferrari»!!

Deitei as mãos á cabeça... sorri com desportivismo!

O Simba demorou tanto a entregar-me o estilete que, lamentavelmente, a tinta da china tinha secado no seu interior e tinha-o inutilizado para todo o sempre...

Não lamento nenhuma das consequências que o meu esquecimento provocou nem o facto de se ter danificado.

E o que tem isto a ver com o «post»?? Tudo - não indiquei, por desconhecimento, o autor...

Espero que os confrades do Loopings... não me levem igualmente á Esquadra!!

ehehehehehhe

Posted by Hello